A participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, foi a 16ª atuação olímpica oficial, organizada pelo Comitê Olímpico Argentino. A delegação apresentou 178 atletas, dos quais 47 eram mulheres (26%). O ano seguinte foi a judoca Carolina Mariani.
A equipe olímpica adquiriu 3 medalhas (duas de prata e uma de bronze) e sete diplomas olímpicos (prémios). Em geral de medalhas ocupou a localização n.º quarenta e cinco a respeito de 197 países participantes. As medalhas foram obtidas pelo futebol, o iatismo e o boxe. Em 1996, o flexibilizaron as regras anteriores do futebol masculino com o encerramento de reunir a maior quantidade de estrelas internacionais. Para tal término, foi autorizado a adicionar em cada computador a 3 jogadores maiores de vinte e três anos, uma coisa que antes não podia ser feito. O favorito excludente para ganhar a medalha de ouro era o Brasil, último campeão no Mundial dos Estados unidos de 1994, que incluiu, entre novas estrelas, Bebeto, Ronaldo, Roberto Carlos e Rivaldo.
- Mantenha-se hidratada, suave sempre uma garrafa de vidro
- Aniversário: Vinte e oito de fevereiro
- quatro Benefícios da maleabilidade – Reduz a agonia muscular
- CP INF-PRI “NTRA. SRA. DE NAVAHONDA”, Robledo de Chavela (Madrid)
- dois Campeão da Commonwealth e o Inter-Continental
- Reduzir e controlar a fonte de entrada do choque (origem)
- 6 Mountain climbers
a Argentina, por tua vez, enviou pra Atlanta, uma equipe de primeira linha, atribuindo-lhe a medalha de ouro no futebol uma prioridade que não lhe foi atribuído em várias décadas. O jogo foi disputado no dia três de agosto, em Sanford Stadium, da Universidade da Georgia em Athens. A Argentina pôs-se em vantagem aos 3′, através de um gol do Piolho López, no entanto Nigéria combinou as acções, com um gol de Celestine Babayaro aos 28′, e com este repercussão e acababou o primeiro tempo.
Houve um tiro livre para a Nigéria. Os jogadores argentinos olharam para o banco de reservas e Passarella mandou que se promovessem para causar o fora de jogo dos africanos, porém não houve coordenação na colocação da arapuca e dois deles ficaram habilitados. Emanuel Amuneke determinou a bola pras redes, conseguiu o 3-2, e não havia maneira de frear sua louca corrida de festa que só acababou no momento em que lhe proporam que deveria subir ao pódio para receber o ouro.
A Argentina tinha ido para receber a medalha de ouro, e a prata foi insuficiente. Hernán Crespo e o brasileiro Bebeto foram os campeões olímpicos, com seis gols qualquer um. A concorrência foi feita seguindo um formato de 9 regatas de que cada velejador descartava as duas piores colocações.
Cada regata evitou a mesma quantidade de pontos que a posição em que encerrou a regata, triunfando aquele que somasse pequeno quantidade de pontos. A prova decorreu entre os dias 23 e 29 de julho, no Rio Savannah. A concorrência se inscreveram 46 concorrentes, exibindo uma extenso paridade entre o grego Nikos Kaklamanakis, o argentino Carlos Espínola e o israelense Gal Fridman, que concluíram por esta ordem, separados, cada um do seguinte por só dois pontos.
A primeira regata foi vencida pelo israelense seguido por Espínola, no significado de que o grego chegou em quinto lugar. Kaklamanakis levaria a ponta ao vencer a próxima regata e sair em segundo pela terceira, enquanto que Espínola manteve-se em segundo espaço na geral com duas casas postos, superando em ambos os casos, o israelita.
Na quarta regata Espínola chegou em segundo, superando a Kaklamanakis (6º) e Fridman (3º), mantendo-se os 3 pro topo da classificação geral. Na quinta regata, o grego voltou a permanecer em 1º espaço, obtendo-se uma iluminação mínima a respeito do argentino, que chegou em 3º, e que manteria até o desfecho. Nas sexta e sétima regata, Espínola realizou seus dois piores desempenhos, chegando 6º e sendo desclassificado por PMS (a start, largada prematura). Isso permitiu ao israelense Fridman, que adquiriu a sexta regata, continuar a somente um ponto do argentino. A oitava regata foi vencida pelo Kalamanakis, garantindo deste jeito a medalha de ouro; por tua parcela Espínola ficou em segundo território, levantando uma claridade de três pontos a Fridman, que chegou em 4º local.
Carlos Espínola, que neste momento tinha exposto em 1992, em Barcelona, onde acababou em 24º, voltaria a ser anunciado nos três próximos Jogos Olímpicos, ganhando medalhas em todas as suas actuações. O boxer Paulo Chacón, com vinte e um anos, ganhou a medalha de bronze pela ordem peso-pena. Tratou-Se da 24ª medalha olímpica é obtida pelo boxe para o olimpismo argentino, no entanto, ao mesmo tempo, a primeira desde os Jogos Olímpicos de verão de 1968, no momento em que Mario Guilloti ganhou a medalha de bronze no peso wélter.
Chacón ganhou pela rodada inicial Tyson Gray, da Jamaica, em um disputado conflito resolvido por pontos a favor do argentino (6-5). Na segunda rodada ganhou com amplitude (14-7), também por pontos, a Josian Lebon, da Mauritânia. Chacón, voltou a comprar uma grande vitória por pontos (18-7), nas quartas de desfecho, contra o húngaro János Nagy. Gaston Garcia, no judô, conquistou o 5° ambiente pela ordem até 78 quilos. Alexandre Bender, no judô, saiu o 7° na classe até 95 quilos. O ano seguinte, Carolina Mariani, no judô, encerrou em 7º pela classe até 52 quilos. Serena Amato, em yachting, chegou em 8° espaço na Classe Europe.