BBVA Aprendemos Juntos : BBVA Aprendemos Juntos

Um dos grandes avanços têm sido os programas de reconhecimento visual. Podemos mostrar uma imagem com o programa e será capaz de discernir muito rapidamente o que há nela, em razão de passou longo tempo lendo as imagens que existem pela rede.

Às vezes, até já englobar tags no Instagram que explicam o que está pela imagem e nossa explicação lhes permite ajustar-se e entender. Para mim, o mais divertido —e que apresenta que ocorreu uma coisa muito significativo – aconteceu quando conseguimos programar uma máquina pra vencer o campeão do mundo do jogo chamado “go” /GOU/.

O go é um jogo muito complicado, que se originou na China. É jogado em um tabuleiro de 19 por dezenove onde se vão colocando pedras pretas e brancas. À primeira vista, parece fácil, só necessita colocar pedras. Ganha quem consiga encerrar mais pedras do inimigo, entre as tuas.

Mas é um jogo que requer muita criatividade, intuição e inteligência para identificar padrões. E a toda a hora tinha pensado que era impossível que uma máquina pudesse conseguir essa intuição que temos das pessoas. Até que existe um par de anos que um computador ganhou Lee Sedol, um dos melhores jogadores, campeão do universo em 18 vezes.

Foi uma grande surpresa para o mundo todo, entretanto o mais impressionante foi o seguinte. No movimento trinta e sete da segunda partida, a inteligência artificial fez um movimento que desconcertou a todos, que parecia um defeito. Pensaram: “Ótimo, já aproveita Lee Sedol”. O caso é que “ela”, ótimo, a máquina, mesmo a chamei “ela”, repara, como começamos a humanizar a inteligência artificial. Acontece que o computador colocou uma pedra na quinta linha, contando de fora.

  • Ação administrativa: Bloqueado por uma semana mais. Muro de Águas 15:46 22 oct 2007 (CEST)
  • CLOUD, getReviews, 4ms
  • Esta página foi editada pela última vez em dez de maio 2019 às 18:53
  • sete Estatística, regressão e correlação

Quando você entender a jogar go, explicar-lhe que jamais se precisa pôr lá uma pedra tão cedo, parecia um claro defeito. Mas ao terminar a partida nos demos conta de que este movimento foi o que fez obter o programa. Não foi um movimento de fato muito bom, mas acabou sendo muito essencial nos últimos momentos da partida.

É fantástico modelo de que forma um computador pode ser criativo. E o que é a criatividade? Isso é o meu novo livro; Para mim, a criatividade representa qualquer coisa incrível, impressionante e que agregue valor. Mas para que um computador seja criativo, acho que necessita possuir uma característica mais: necessita fazer algo que o programador não se esperasse.

Ada Lovelace a toda a hora pensou que, se bem que os pcs realizem operações incríveis, a todo o momento estarão limitados por seu programador, nunca farão mais o que narrar. Mas aquele movimento e 37 da segunda partida surpreendeu a todos, nem ao menos mesmo quem programou a máquina é o esperado.