a Necessidade biológica Pediatras, especialistas em medicina esportiva, e especialistas em educação física e esporte concordam que é imprescindível que as moças saltem, trepen e se movam para que cresçam bem, tal a grau físico como psicológico e intelectual. “Os seres humanos somos como somos, como consequência de mudanças motoras que fomos experimentando e que nos permitiram adquirir a comunicação, a organização do trabalho, e em vista disso por diante.
além do consumo calórico que comporta, há evidências de que a atividade física tem decorrências diretas no funcionamento do corpo humano. Em garotas, a atividade física também influencia o talão pubertal, porém de forma menos evidente. Se praticam exercício físico de intensidade moderada ou vigorosa (o que faz suar) aumenta a geração de testosterona e se desenvolve mais massa muscular que, por tua vez, afeta o progresso dos ossos. Isso sim, não há que comparecer, já que se o exercício é excessivo o menino ou criança osificará antes de entrar a conceder o talão e não crescerá o que poderá.
À margem do tamanho final que um alcance, os médicos comprovaram que praticar exercício fornece alguns ossos com superior densidade mineral, ou melhor, mais fortes e com mais cálcio, o que é uma maneira de prevenir a osteoporose. “O osso se forma pela direção em que se submete à pressão, portanto que com o estímulo do exercício se torna mais forte”, justifica Ernesto da Cruz. Mas a atividade física não apenas influencia a saúde física.
- Reconhecimento como o “Rei do Boxe” pelo Conselho Mundial de Boxe (2012)
- 392 Detidos 2 menores por violar a outra pequeno numa praia de são paulo
- quatro Retorno ao CMLL (2007-Presente)
- Giro Itália 2017 Vivo
- O jejum no mês de ramadan
Há evidências de seus efeitos na saúde mental. “Agora sabemos que uma pessoa fisicamente ativa durante a infância tem menos probabilidade de definhar e menor propensão a desenvolver ansiedade ou algumas doenças psiquiátricas pela idade adulta”, sinaliza a Cruz.
Há assim como um célebre número de estudos que vinculam a prática de exercício com menos dificuldades sociais e menos comportamentos de risco ao longo da adolescência e, em específico, com um menor consumo de drogas. Desenvolvimento cerebral Javier Oliveira enfatiza, assim como, o choque do exercício pela construção do cérebro, o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
10.000 horas até os 8 anos de idade E que tipo de exercício é mais adequado? O ótimo de trabalhar mais a potência e a versatilidade, os braços ou as pernas? É um esporte individual ou de equipe? “Em início, não importa o tipo de exercício, o considerável é que possa ser do dia a dia, diário, e que possa ser interessante, não um encargo ou responsabilidade”, responde Ernesto da Cruz.