Hoje: Audiência De Perda De Posse De Uribe

A audiência relacionada com o processo por perda de investidura se segue pro senador Álvaro Uribe, do Centro Democrático, começa nessa segunda-feira às 9 da manhã no Conselho de Estado. O tribunal investiga se o congressista incorreu em alguma das causais constitucionais ao não se revelar impedido no instante da votação das objeções à lei estatutária da Jurisdição Especial de Paz (JEP).

O quatro de julho, o Conselho de Estado ordenou provas no recurso. No dia vinte e nove de abril nesse ano, no decorrer do debate às objeções, Uribe disse que, no instante “em que se tendo a lei nos declaramos impedidos. Em meu caso, com o ânimo que oxalá não me aprovaram que possa participar da conversa. Hoje fomos aprovados alguns impedimentos e isso gera perguntas. Eu desejaria de perguntar que reabran todas as discussões de hoje, assim que fomos impedidos abstemo-nos de votar para não incorrer nessa inexistência”.

  • 4 Limitações políticas, censura de imprensa e comunicações
  • 5 Carta aos amigos da Cruz
  • Polícia de montanha: corpo humano de polícia a cavalo pra localidade andina
  • 2 Exemplos de cada uma das atividades

nesta sessão, a senadora Holguin havia mostrado um novo impedimento e solicitava que lhe permitissem a conversa das objeções. O secretário Eljach afirmou que “o que se ou melhor aqui é que está aceitando que continua impedida”, durante o tempo que que Macías julgou que a tua atribuição era reabrir a conversa do impedimento.

Holguin legitimou que “há que definir se quando as pessoas estão numa legislatura passada, os impedimentos aprovados continuam aprovados nesta legislatura, coisa que me parece incorreta, em razão de, as ocorrências de tempo, jeito e espaço mudaram. A gente que estava impedida está apresentando um novo impedimento, mas está descrevendo que há algumas situações.

O que necessitamos é de uma clareza na mesa diretiva se os impedimentos aprovados nessa época continuam em validade ou não e precisam retornar a votar”. Sobre o foco, na mesma sessão, o senador Luis Fernando bezerra Coelho, do Partido Liberal, tentou mediar postando que “nesse lugar ninguém quer fazer arapuca para os colegas. Você poderá solucionar esse tópico reabrindo a votação dos impedimentos, não discutindo novamente impedimento por impedimento. Os que conseguem votar são aqueles que não estão impedidos por causa de, mesmo pra votar a reabertura estão impedidos”; e previu que “no futuro, são capazes de exibir demandas pro Conselho de Estado a este respeito. Desta forma eu pergunto à mesa diretiva que estude a reabertura dos impedimentos”.

Entre 2002 e 2009, a Argentina reduziu os envios em quase cinquenta %, isso somado a uma instabilidade hidroenergética, entre os anos de 2006 e 2008, provocou uma queda industrial sem precedentes pela história do Chile. A nação começou a guiar suas compras de gás pra outros mercados.