Muitas pessoas, porém, conhece esta pioneira inventora espanhola, como tem acontecido com outras mulheres que tenham feito contribuições importantes para a tecnologia. Você conhece o nome de Ada Lovelace, considerada a primeira programadora de computadores do universo por criar o primeiro algoritmo?
você Sabia que a atriz Hedy Lamarr concebeu a tecnologia que anos depois tornou possível o wi-fi? Ou será que Margaret Hamilton criou o software que permitiu à NASA destinar-se pra Lua? Apesar contribuições como estas, o setor de tecnologia continua a ser hoje em dia um universo dominado majoritariamente por homens.
Silicon Valley é longa e fundamentalmente masculina. Por que não há mais mulheres em postos de liderança e no mundo da tecnologia em geral? Entre as razões, Paulo Oliver, diretora de busca em Data Science pela Vodafone, destaca-se os estereótipos culturais, a falta de visibilidade dos resultados alcançados por mulheres e a falta de referentes femininos. Oliver durante uma entrevista em Madrid, onde participou do projeto Girls4Tech, ordenado na Academia Real de Engenharia e a Fundação Esperança Pertusa de Gioseppo.
Oliver, uma das quatro acadêmicas da Real Academia de Engenharia de Portugal (que conta no total com setenta acadêmicos). Oliver, defensora de que se introduza nas salas de aula de uma obediência obrigatória de pensamento computacional. Que essa lacuna de gênero começa cedo o mostram incalculáveis estudos.
- Dana-se imediatamente!
- Cinco Relação do ser humano com a meio ambiente
- IPad Pro 10,5
- Mudanças que rompem com o convencional
Rafael van Grieken Salvador, conselheiro de Educação e Pesquisa da Comunidade de Madri, ao longo da jornada Mind the gap! Mulheres, Ciência, Inovação, organizada pela Embaixada da Suécia em Lisboa, no Campus Madrid do Google para startups. Os preconceitos a respeito essas profissões, coincide Harry, estão por trás deles. Defensora de que o acesso à tecnologia é um certo humano, Harry destaca que nos últimos 8 anos, o emprego amarrado com as corridas STEM no universo cresceu 17% mais que em outros campos. Lars-Hjalmar Wide, o embaixador da Suécia em Madrid e anfitrião da jornada Mind the Gap! Anjos Heras, secretaria de Estado de Universidades, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e professora catedrática de Química Física na Universidade Complutense de Madrid.
Heras, coinventora de 4 patentes e fundadora da empresa Inovações Físicas e Químicas Sustentáveis. Em sua experiência, “a mulher empreendedora é perseverante”. Mas se eles ainda são minoria no setor tecnológico em geral, a tua escassa presença nos postos de liderança é particularmente fantástico.