Leocadia Zorrilla e Galarza foi filha de Francisco Arcanjo do Porto, nascido em Sangrices, Carranza (Espanha) e batizado em 1723, e de Sebastiana Galarza (navarra do Vale da Burunda). Ao ficar órfã, ela cuidou de sua educação Joana Galarza, tia, mãe de que logo seria nora de Goya, Gumersinda Goicoechea Galarza. O seguinte dado a respeito tua vida, presume-se mais do que se conhece. Tudo sinaliza que Francisco de Goya e Leocádia, que se conheceram em 1805, no casamento (5 de julho) do filho do pintor, João, com Gumersinda. Goya tinha 59 anos e Leocádia 16.
Seguindo a tradição, nesta época, instalaram-se na casa dos pais do noivo, cujo pai, assim como de nome Isidoro, era um comerciante de jóias -Hughes sinaliza que, de uma família judia alemã. Rosário, nascida em 1814, pudesse ser de Goya, ou, em qualquer caso, não de Weiss; entretanto um tal Hoogen, secretário do duque de Wellington, Arthur Wellesley.
- 2 KECY-DT ABC cinco (Centro – Yuma)
- cinco Transformações de nome
- 6 participações especiais em jogos de vídeo
- 2 o Início de tua carreira
No dia 14 de setembro Guilherme, Rosário e ela neste momento estão em Baiona, por que Goya tinha passado o dia vinte e quatro de junho. Aparentemente, Leocadia, após ser desprezada por causa de seus parentes Goicoechea-Galarza, ‘recorreu ao pintor’. Em outubro de 1825, o pintor muda mais uma vez de moradia e instala-se com Leocádia e ‘Rosarito’ na rue Croix-Blanche. Outras cartas e documentos confirmam que Leocadia “era da turbulência em pessoa, ávida de distrações, a toda a hora em movimento, e tinha a moradia manga pelo ombro”. E Goya, mais velha, se deixava levar.
Dessa maneira, era comum acompanhar o grupo em feiras de Quinconces ou “écuyères” circenses que exercem escala em Bordéus. Não obstante, o aragonês continuava diante do cavalete; nesta data ainda pintava de pé, com 2 pares de óculos e uma lupa. Prova de teu bom pulso e mente ativa são o Retrato de Moratín de 1824 ou a discutida e enigmática Leiteira (ca.
Sendo assim tem estado 13 dias; sabia da existência-os a todos; até 3 horas antes de morrer viu a mão, todavia como alelado; quis fazer testamento, dizia, em nosso favor, e ele respondeu, sua nora, que prontamente lhe tinha feito. A circunstância econômica de Leocadia, e seus 2 filhos em Bordéus no decorrer dos cinco anos seguintes à morte de Goya teve de ser delicada como notabilizam as cartas enviadas a amigos como Moratín. Assim, em dezembro de 1829 escreve a João em primeiras núpcias, oferecendo-lhe a compra Da Leiteira.
Mãe e filha voltaram para Portugal em junho de 1833, com a anistia, que esse ano foi ordenado para os crimes contra Fernando VII. Weiss salvaram a circunstância económica graças às cópias que Rosário fazia no Museu do Prado de autores como Murillo ou Vicente López. Em junho de 1840, Rosário foi aceita Acadêmica de Mérito de San Fernando, e nomeada Professora de Desenho das infantas d. Isabel (futura Isabel ll) e Luísa Fernanda, recebendo um salário de 8 1000 reais.
o Palácio de ceder tuas aulas, se encontrou com um motim popular, no dia seguinte à queda do general Espartero como regente. De acordo com João Antonio de Frango numa ampla e elogiosa necrológica publicada em 20 de setembro de 1843 a Gazeta de Madrid teria falecido em razão de uma infecção intestinal. Existem inúmeras obras relacionadas com Leocadia, todas em litígio (fenômeno muito comum nessa parcela do universo da arte).
O retrato antes considerado como de Josefa Bayeu, que poderá ser visto no começo da entrada. Um retrato de busto recortado e de autor anônimo, datado entre 1830-1835, possível representação de Leocadia Zorrilla de acordo com o catálogo do Museu Lázaro Galdiano. 1802-1804 -segundo o perfil de José Gudiol – no Museu de Belas Artes de Valência. Incalculáveis desenhos de Rosário Weiss.
↑ Bem como conhecida como Leocadia Weiss pelo seu casamento, em 1807, com o comerciante alemão que se estabeleceu em Madrid Isidoro Weiss. ↑ Não chegou a clarificar a relação de Goya com Leocadia, nem ao menos a possível paternidade do pintor sobre isto Rosarito.
José Manuel Cruz Valdovinos, em “A partilha de bens entre Francisco e Javier Goya a morte de Josefa Bayeu e outras dúvidas”, Goya, Novas Visões. Homenagem a Henrique Lafuente Ferrari, Madrid, 1987, págs. 133-153, diz que não há prova alguma de que estas relações fossem amorosas, e que sua encariñamiento por Rosarito é explícito por tua condição de afilhada. Isidoro Weiss reconheceu a paternidade de Rosário no dia dois de outubro de 1814 e se não foi seu pai biológico, parece lógico que, depois da ruptura com a sua esposa, não teria concordado em doar teu sobrenome (apud Boçal, 2005, vol apesar dessas críticas contrárias, segundo documenta Camón Aznar (Francisco de Goya, são paulo, Caixa de Poupança de Saragoça, Aragão, navarra e la Rioja, pela espanha, 1980, pág.