Suplemento Nuevaeconomia 280 – DESTINOS QUE NUBLAN AO ‘SOL E PRAIA’ PORTUGUÊS

Esta espetacular enseada de água azul-turquesa coroada de vegetação poderia ser uma de tantas que povoam a costa espanhola. Pois bem. Estamos em Olu Deniz, as famosas praias da cidade de Adalia na localidade do mar Egeu, pela Turquia. Neste povo, como pela Croácia, Bulgária ou na Tunísia, é possível descobrir o mesmo objeto de sol e praia ao que estamos habituados a desfrutar em Portugal.

E acima, esses destinos emergentes do Mediterrâneo são 30% mais baratos que os do litoral português. A rentável e pujante Portugal do sol e praia da década de noventa já não é o que era. Os operadores turísticos reconhecem que pela hora de vender seus pacotes de meia distância de britânicos e alemães, esses rejeitam Canárias em benefício de outros destinos. E é que, Marrocos ou Tunísia, a pouca distância do Arquipélago e fora da zona do euro, oferecem algumas ofertas muito competitivas. “Onde influencia mais esta guerra é nesses produtos turísticos mais indiferenciado, onde a única distinção está no preço”, explica Zoreda.

Se o ano anterior Baleares começou a se recuperar e Canárias a desabar, este exercício não parece que as coisas venham a mais querida comparecer pra Ilhas Afortunadas, onde até maio registraram um 2,8% a menos de turistas. Para escapar da imagem exclusiva de sol e praia e aumentar a tua oferta, a ilha de Gran Canaria está construindo dezoito campos de golfe. Além disso, estão promovendo outros produtos destinados ao jovem europeu, como é o campeonato mundial de windsurf. Por sua parcela, Baleares quer limpar a má imagem que deixou a ecotasa e foi substituído pelo recém-lançado cartão verde. Por dez euros, se obtêm descontos por volta de 20% pra ter acesso a parques naturais e centros turísticos.

  • Registado em: 15 jun 2006
  • E isso de baba? Isso Significa qualquer coisa em argentino, che
  • 7 A última competição
  • 2 História das representações
  • dois Mapa do Demolidor
  • 29 dias, de norte a sul

De um tempo a esta fração, os dois destinos insulares está começando a pôr em prática o bem-sucedido modelo do tudo incluído, que triunfa no Caribe. “Este é um extenso gancho, porque o turista domina de antemão quanto vai gastar”, reconhece Jorge Parra, diretor do grupo de Turismo da consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC). Valência, outra das zonas típicas de sol e praia, está construindo um operador de turismo próprio, Air Benidorm, para pesquisar diretamente aos turistas.

Mas, sem sombra de dúvida, uma das grandes vantagens da costa espanhola frente aos destinos emergentes é que estes sofrem de infra-estruturas de saúde, de transporte e de segurança que asseguram a serenidade dos visitantes. E esta é uma das chaves pra competir com estas áreas, sem entrar numa luta de preços, que em nada iria ao setor.

pensa Assim Exceltur. “O volume não é o sucesso”, observa Zoreda, visto que o atual nível de turistas não faz senão aprofundar mais essa imagem negativa de uma praia repleta de guarda-sóis. O propósito primordial é fazer com que o visitante se gaste mais dinheiro.

E é que, os destinos emergentes do Mediterrâneo são levadas ao cliente que está disposto a pagar por um pacote fechado.No câmbio, o que de imediato chega à Espanha não necessita de contratar uma viagem completa e veja mais o seu bolso. É discursar que, em muitos casos, nem ao menos o gasto do transporte ou do alojamento fica em moradia.

Em 1988, a polícia belga estimado em dezoito 000 o número de belgas que passavam regularmente a divisa, com tuas cestas de galos, pra participar nas competições de galos, no norte de França. Em alguns reñideros franceses da organização e apoio às lutas de galos são em sua quase plenitude belga. Assim é o caso do reñidero de Wannehain, gerido pela Associação de Galleros do Vale de Marche (região de Interesse) ou de Mouchin, que está a 700 metros da divisa com a bélgica.

atualmente, a polícia belga apreende regularmente de galos de disputa, cuja meta é a de criá-los, pela Bélgica, para emprego nas batalhas dos reñideros franceses. Também aumentaram as sanções a pessoas que organizam brigas de galos sobre o solo belga.